Homenagem Póstuma – Euclides de Xangô

Homenagem Póstuma - Euclides de Xangô

O nosso homenageado de hoje foi uma pessoa que teve tuberculose e ficou no isolamento, praticamente desenganado pelos médicos. Uma amiga o levou a uma Mãe de Santo, que fazia curas maravilhosas e cuidava também das pessoas desenganadas. Lá ele foi curado e por esse motivo entrou para a nossa Religião, se tornando um verdadeiro MITO, uma Lenda de sua Nação em sua cidade.

Uma pessoa que tinha um AXÉ de prosperidade enorme, de melhora de vida para aqueles que o procuravam. Sua sabedoria e seu fundamento são até hoje lembrados. Seu ORIXÁ era tão maravilhoso, que as pessoas quando sabiam que ele estaria nos batuques, iam em multidões, apenas para tomar um Axé com tão grandiosa divindade. Um homem de riso fácil, divertido, que adorava uma boa mesa.

Hoje temos a honra de homenagear o grande Babalorixá EUCLIDES FERREIRA, PAI EUCLIDES DE XANGÔ AGANJÚ DEÍ, que também era muito conhecido pela alcunha de PAÍNHO.

Foto: Blog Grupo Santo Expedito

Pai Euclides era da Nação JÉJÉ-IJEXÁ, feito por Mãe ONDINA DE XAPANÃ, na casa de quem permaneceu como filho a sua vida toda. Seus batuques e obrigações até os dias de hoje são muito comentados. Pai Euclides sempre comemorava com muita alegria na companhia de seus amigos e sua GOA o aniversário do seu Orixá, no dia 25 de agosto.

Morou a vida inteira na Rua 14 de Julho, 264 no Bairro Itararé, na Cidade de SANTA MARIA, aqui no nosso Estado. Pai Euclides deixou muitos filhos de Santos, com casas abertas, que perpetuam o seu axé com maior orgulho. Veio a falecer no dia 22 de junho de 2008.

Seu nome, com certeza, faz parte dos grandes nomes da nossa Religião.

Pai Aldo de Ogum, Pai Euclides e Mãe Sueli de Xangô | Foto: Blog Grupo Santo Expedito

Texto base: Cleber Ribeiro (Teixeirinha) de Oxalá

Qualquer informação adicional, sugestão ou dúvida, inclusive indicação de nomes para homenagens, deixe nos comentários para nos ajudar a ampliar o acervo do Batuque RS.

Creative Commons License Attribution-NonCommercial-NoDerivsRepublish
Compartilhe isso

Related posts