A iniciação

O Batuque, bem como diversas outras religiões de matriz africana, é uma religião iniciática que possui vários níveis. Desde o adepto que ainda não é inciado até o sacerdote (Babalorixá*/Iyalorixá*) que é o grau mais alto.

O intuito de uma iniciação é despertar/aproximar o orixá que rege aquele Ori*, de modo que tal divindade possa atuar na vida daquele novo iniciado de uma maneira maior e mais constante, auxiliando-o e protegendo-o em uma enorme gama de fatores na sua vida, como saúde, amor, trabalho, etc…
Uma iniciação não faz do iniciado um rico, nem terá tudo ao seu alcance como em um passe de mágica. O Orixá nos auxilia, mas nós temos que correr atrás dos nossos objetivos, bem como não faz de nós imortais.
Se o religioso se dispoõe a trabalhar em busca de meus objetivos, o Orixá irá trabalhar com ele. Porém, se o religioo resolver sentar e esperar que as coisas tenham uma solução milagrosa, o Orixá senta e lhe faz companhia.
O primeiro passo para uma pessoa ser iniciada no Batuque é a consulta ao Ifá/Buzio (oráculo dos orixás) por intermédio de um sacerdote. Que ira consultar o orixá para verificar qual Orixá rege aquela pessoa. Ainda é usual que outros sacerdotes também confirmem, ou seja, consultem os búzios para saber se está correta a primeira consulta.
Após esse primeiro passo e a pessoa esteja decidida a ser iniciada, já tendo escolhido aquele que ira ser o sacerdote, que vai lhe ensinar tudo dentro da religião, iniciam-se alguns preceitos. Geralmente na seguinte ordem:
 
Miero – Consiste em lavar a cabeça com um caldo de ervas que limparão e prepararão o ori para obrigações posteriores.
Oribibó- Preceito este que marca o inicio da trajetória religiosa da pessoa.
Obori/Bori- Preceito este que simboliza a ligação do orixá e o ori do iniciado.
Bori de meio 4 pé – Preceito muito similar ao Bori, porém com uso de aves de maior porte.
Bori de 4 pés/Apronte-  Obrigação de maior grau onde se iniciam os assentamentos dos orixás.
 Feitura de Axés (Obé e Ifá)- Ultimo nível de obrigação, a partir do qual a pessoa pode se tornar um novo sacerdote.
Os preceitos descritos acima, levam vários anos para serem realizados, geralmente mais de uma década da iniciação ao sacerdócio. Bem como alguns deles podem ou devem ser repetidos algumas vezes com intervalos de meses a anos.
Alem de passar por tais preceitos o iniciado para se tornar sacerdote deve possuir os assentamentos(representação fisica dos orixás em madeira, ferro ou pedra) de todos os 12 orixás existentes no panteão do batuque, bem como o conhecimento sobre um amplo universo que é esta linda religião.

 

                                                                                                                                   Axé a todos

*Ori: Cabeça
*Babalorixá: Baba=Pai- Pai de Orixa- Pai de santo – Zelador de Orixá
*Iyalorixá:    Iya=Mãe- Mãe de Orixá- Mãe de santo – Zeladora de Orixá

http://feeds.feedburner.com/BatuqueRs
Creative Commons License Attribution-NonCommercial-NoDerivsRepublish
Compartilhe isso

Related posts