Lendas/Itans de Ogum – A IRA DE UMA MULHER

A IRA DE UMA MULHER

Ogun foi caçar na floresta, como fazia todos os dias.
De repente, um búfalo veio cruzou seu caminho, rápido como um relâmpago; notando algo de diferente no animal, Ogun tratou de segui-lo. O búfalo parou em cima de um formigueiro, baixou a cabeça e despiu sua pele, transformando-se numa linda mulher.Era Iansã, coberta por belos panos coloridos e braceletes de cobre. Iansã fez da pele uma trouxa, colocou os chifres dentro e escondeu-a no formigueiro, partindo em direção ao mercado, sem perceber que Ogun tinha visto tudo. Assim que ela se foi, Ogun se apoderou da trouxa, guardando-a em seu celeiro.
Depois foi a cidade, e passou a seguir a mulher até que criou coragem e começou a cortejá-la. Mas como toda mulher bonita, ela recusou a cortejo. Quando anoiteceu, ela voltou à floresta e, para sua surpresa, não encontrou a trouxa. Retornando à cidade, encontrou Ogun, que lhe disse estar com o que ela procurava.
Em virtude de seu segredo, Iansã foi obrigada a casar-se com ele, com certas regras de conduta, dentre as quais proibi-lo de comentar o assunto com qualquer pessoa.
Chegando em casa, Ogun explicou a suas outras esposas que Iansã iria morar com ele e que em hipótese alguma deveriam insultá-la. Tudo corria bem, enquanto Ogun saía para trabalhar, Iansã passava o dia procurando sua trouxa.
Desse casamento nasceram nove filhos, o que despertou ciúmes das outras esposas, que eram estéreis. Uma delas, para vingar-se, conseguiu embriagar Ogum e ele acabou revelando o mistério que envolvia Iansã. Assim, logo que o marido se ausentou elas começaram a cantar: -Você pode beber, comer e exibir sua beleza, mas a sua pele está no depósito, você é um animal.
Iansã compreendeu a alusão.
Encontrando então sua pele e seus chifres, ela assumiu a forma de búfalo e partiu para cima de todos, poupando apenas seus filhos.
http://feeds.feedburner.com/BatuqueRs
Creative Commons License Attribution-NonCommercial-NoDerivsRepublish
Compartilhe isso

Related posts