Festa de Santo Antônio na Pampulha

Festa de Santo Antônio na Pampulha

Há 81 anos o Jubileu de Santo Antônio da Pampulha Velha, festa em homenagem ao santo casamenteiro, faz um resgate da história do Brasil e das tradições religiosas durante três dias de celebração. O evento, que acontece na Chácara Maria Reis, no bairro Jaraguá, na região da Pampulha, é iniciativa da Família Fonseca dos Reis. Atualmente, também é organizado pela Ordem Templária da Cruz de Santo Antônio de Pádua e pelo consulado de Moçambique.
A festividade, que tem influências do catolicismo e de religiões de matrizes africanas, como o candomblé e a umbanda, começou nessa sexta-feira e se encerra domingo (9). Cerca de 1.800 pessoas são esperadas durante todo o fim de semana. Realizado desde 1938, o festejo é um dos mais tradicionais entre os congadeiros da região metropolitana. Para o Rei Manuel, Manoel Fonseca dos Reis, neto da benzedeira Sá Don’Anna, o jubileu reforça a importância do respeito às diferentes religiões. “A gente acredita que Deus nos deu o livre arbítrio, e isso nos dá o direito e a liberdade de cultuá-lo do jeito que quisermos, ou não cultuá-lo. Aqui é um espaço onde se vive o ecumenismo e respeito mútuo’, explica.

Foto: Moises Silva - Site O TEMPO

Programação

Sexta-feira (7): A partir de 19h, Iyas da Senzala de São Benedito, chegarão ao local entoando o ofício de Nossa Senhora e a ladainha em latim. Após o ofício, as Iyas acenderão o fogo sagrado, que abastecerá a senzala durante os festejos. O fogo só é apagado na segunda-feira pela manhã.
Sábado (8): A festa começa a partir de 18h, com orações e toques de marchas tradicionais de louvor. Em seguida será solto o Boi da Manta Taduk Karrêro, que vai percorrer os caminhos da Pampulha Velha em busca das bandeiras festeiras que serão levadas para a capela do Rosário.
Domingo (9): No último dia de celebração, o Jubileu de Santo Antonio começa por volta das 7h. As guardas do Centro das Tradições do Rosário no Estado Maior de Minas Gerais realizarão as embaixadas ritualísticas aos santos da corte celeste e à Nossa Senhora. Na parte da tarde, às 15h, acontecerá uma missa solene com a presença de celebrantes do clero romano, do clero ortodoxo e de representantes do candomblé e da umbanda. A festa termina com o cortejo imperial de santo Antônio, que percorre as ruas do entorno da capela do Rosário.
Alterações no trânsito: A Chácara Maria Reis está na localizada na rua Boa Ventura, número 2118, próximo ao ponto final do ôninus 9501.


Para os festejos e a procissão, serão fechadas a rua Boa Ventura (entre as ruas Teófilo Gomes, Higino Bonfioli e Osvaldo Peres) e a rua Teófilo Gomes (entre as ruas Boa Ventura e Raimunda Mendonça), no bairro Jaraguá, na região da Pampulha.

Creative Commons License Attribution-NonCommercial-NoDerivsRepublish
Compartilhe isso

Related posts